sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A GEOGRAFIA E O LUGAR

O QUE É GEOGRAFIA

    A Geografia é uma das ciências que estudam a humanidade, interessando-se pelas transformações que o homem realiza no espaço natural. Os espaços naturais que foram modificados pela ação humana e transformado, portanto, em espaços geográficos.

CONHECENDO E DESENHANDO A TERRA

    A humanidade habita o planeta Terra, que tem uma superfície de aproximadamente 510 milhões de km².
    A maior parte dessa superfície é coberta de água. São cerca de 361 milhões de km² de oceanos, mares e lagos. O restante, perto de 149 milhões de km², são terras emersas, que estão acima do nível do mar, formando ilhas e continentes.

    Esse mapa-múndi representa a Terra como a conhecemos hoje. Mas ela nem sempre foi representada assim: a maioria dos mapas antigos mostrava apenas parte dos continentes. Á medida que os exploradores foram conhecendo melhor o mundo, aperfeiçoaram os mapas. Para representar toda a Terra em um mapa, foram necessários mais de 2 mil anos!
    No século XX, com o desenvolvimento da aviação, da fotografia e da indústria aeroespacial, a Cartografia evoluiu muito, e hoje o contorno dos continentes é retratado com maior precisão.

O NOSSO LUGAR

    O planeta Terra tem uma impressionante variedade de paisagens. Mesmo quando viajamos para lugares próximos, notamos que as paisagens se modificam. Podemos ver cidades, florestas, campos, lagos, rios, montanhas...
    Entretanto, nós não viajamos o tempo todo. Estamos quase sempre no mesmo lugar: moramos em determinada cidade; nossa casa fica numa rua situada num certo bairro. E o lugar onde moramos é o que melhor conhecemos: sabemos onde ficam a farmácia, a escola, o mercado...
    O espaço onde vivemos é o nosso lugar, onde criamos nossa raízes. Para muitas pessoas, é difícil sair de seu bairro ou deixar sua cidade natal para ir viver em outra. Mesmo quando se mudam, recordam com saudade a sua terra natal, os amigos com que brincavam, os parentes que ficaram por lá.
    Quando as pessoas se mudam para lugares dentro do próprio país, a adaptação delas é, em geral, um pouco mais fácil. Embora cada lugar tenha características próprias, a língua e muitos costumes e hábitos alimentares são conhecidos.
    Entretanto, geralmente quando maior é a distância que separa os lugares, maiores são as diferenças entre eles. Imagine como pode ser difícil para um pessoa se adaptar aos hábitos de outro país!

OS LUGARES FORMAM OS PAÍSES,

    Cada lugar é habitado por um conjunto de pessoas, que forma uma sociedade. Nós todos somos parte de uma sociedade, estabelecida em um bairro, dentro de uma cidade, localizado em um município, que pertence a um estado de um país, que é parte de um continente.
    Dentre os mais de 200 países que compõem o mundo, um deles é o Brasil, que tem hoje cerca de 200 milhões de pessoas. Graças a sua extensão territorial, o Brasil apresenta grande diversidade de paisagens naturais, influenciaram a formação de diferentes espaços geográficos, com costumes e formas de organização distintos.
    A rica variedade de paisagens no Brasil se deve, entre outros fatores, á sua grande extensão territorial. No Brasil tem pouco mais de 8,5 milhões km² e é um dos 5 maiores países do mundo.

  1. Rússia: 17.098.242 km²
  2. Canadá: 9.984.670 km²
  3. Estados Unidos: 9.826.675 km²
  4. China: 9.596.961 km²
  5. Brasil: 8.514.877 km²
BRASIL E SUAS DIMENSÕES

    O Brasil é um dos maiores países do mundo. Sua expansão territorial foi tão grande, que hoje ocupa quase metade da América do Sul.
    Devido ao seu formato e á sua extensa área, as distâncias entre seus pontos extremos são enormes, chegando a mais de 4 mil quilômetros. Para melhor administrar seu imenso território, o Brasil foi dividido em porções territoriais, que deram origem aos estados. Além disso, os estados foram agrupados, originando cinco regiões.
estado (com letra inicial minúscula): Cada uma das partes em que o território nacional está dividido. Atualmente, são 26 os estados brasileiros.
Estado (com letra inicial maiúscula): A unidade política popularmente denominada país. É o Estado que organiza a política e a administração do território. Esse espaço é limitado por fronteiras e tem governo próprio, reconhecido internacionalmente.

TERRITÓRIO E NAÇÃO

    Além de ser formado por um território com fronteiras, todo Estado está ocupado por pessoas. Quando essas pessoas têm a mesma cultura - língua, história, costumes e tradições -, elas constituem uma nação ou um povo.
    Nós formamos o povo brasileiro, pois falamos a mesma língua e temos uma história, costumes e tradições comuns. Mas existem particularidades de uma região para outra, devido á grande extensão territorial e á diversidade de povos que formaram nossa população. Os descendentes dos indígenas, dos brancos europeus colonizadores, dos negros africanos trazidos como escravos e dos outros povos de várias partes do mundo que vieram para o Brasil contribuíram para fazer daqui um país multicultural.
    Mas nem sempre é assim. Há países que têm dentro do seu território dois ou mais povos, com diferentes culturas. A convivência entre esses povos muitas vezes é difícil e resulta em conflitos, guerras e até com formação de novos países. Isso ocorreu muitas vezes no século XX, ampliando o número de Estados no mundo.
    No caso do Brasil, a diversidade cultural pode ser observada nos costumes, na culinária, nas festas populares, no folclore, nas manifestações religiosas, na arquitetura, etc. Apesar disso, o Brasil forma só nação, e o sentimento de brasilidade percorre todo o território nacional.
BRASILIDADE: Sentimento de identidade dos habitantes do Brasil com seu espaço geográfico, suas paisagens naturais e sua cultura.

O MUNICÍPIO

    Em 1940, o Brasil tinha 1.574 municípios, a maior parte deles muito grande e com poucos habitantes. Com o passar do tempo a população de muitos municípios cresceu bastante, e isso levou á divisão das suas terras. Atualmente existem quase 6 mil municípios brasileiros. Dentro de cada um deles há uma cidade, onde está localizada a prefeitura municipal. No Brasil o número de cidades é igual ao número de municípios.
MUNICÍPIOS: Divisão administrativa dos estados, com autonomia política, representada pela prefeitura e Câmara Municipal (vereadores).
    O poder político do município é exercido pelo prefeito, que comanda o Poder Executivo municipal, e pelos vereadores, que exercem o Poder Legislativo e compõem a Câmara Municipal. Normalmente, o prefeito é assessorado por pessoas de sua escolha, que chefiam as secretarias municipais. A prefeitura é responsável por postos de saúde, escolas municipais, praças públicas, bibliotecas municipais e muitos outros serviços.
    Os municípios variam muito em extensão e qualidade de vida. Um dos menores do Brasil é o de São Caetano do Sul, que mede apenas 15 km² e fica na região metropolitana de São Paulo.Quase todas as suas ruas são asfaltadas, têm luz elétrica, água tratada e coleta de esgoto. Praticamente todas as crianças frequentam a escola, há bibliotecas de qualidade e postos de saúde para a população.
    Porém o exemplo de São Caetano do Sul não reflete a realidade do Brasil. Em geral, os municípios brasileiros são bem maiores em extensão e têm mais problemas. Quase 30% dos domicílios brasileiros não recebem água tratada e menos da metade está ligado á rede de coleta de esgotos. Isso oferece uma ideia dos nossos problemas e da importância da participação da cidadão na vida da cidade.
    O município é a unidade política mais próxima de nós, já que os acontecimentos de nosso cotidiano se relacionam com o lugar onde vivemos. É na cidade e no município que os cidadãos exercem seus direitos e cumprem suas obrigações. Por isso, as eleições para prefeito e vereadores são tão importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário