Documentos ou fontes históricas |
Para saber como viviam os antigos egípcios e outros povos do passado, contamos com o trabalho dos historiadores. Graças a eles, podemos saber de que modo homens e mulheres se organizavam antigamente: seu modo de pensar, as explicações que criavam, as obras que construíam, como se vestiam, quais eram suas diversões, etc. Ao desvendar o passado, os historiadores nos auxiliam a entender como as sociedades em que vivemos se tornaram o que são hoje, e seus variados aspectos.
Do mesmo modo que os arqueólogos, os historiadores pesquisam, organizam e interpretam vestígios deixados pelas sociedades do passado. Registros escritos, como jornais, cartas, códigos de leis, inquéritos policiais, livros, diários e inscrições (textos gravados em pedra ou cerâmica), são as principais pistas usadas em seu trabalho. No entanto, não são as únicas. Utensílios domésticos, obras de arte, fotografias, roupas, relatos orais e construções também são utilizados, pois contêm, informações importantes sobre a época ou a sociedade em que foram produzidos. Esses materiais são chamados de documentos ou fontes históricas.
Em suas investigações, o historiador age como um detetive: primeiro, reúne as fontes que encontra, montando com elas uma espécie de quebra-cabeça. Depois, conclui seu trabalho produzindo um relato histórico.
COLETANDO DEPOIMENTOS E PESQUISANDO EM ARQUIVOS, CIDADES E FESTAS
Antes de começar o seu trabalho, o historiador tem de estabelecer limites para sua pesquisa, definindo o tema, o período e o local que estudará. Esse procedimento é necessário porque não é possível estudar toda a história da humanidade de uma só vez.
Em seguida, o historiador começa a procurar as fontes para sua pesquisa (ou seja, os documentos escritos e não escritos que contêm informações importantes sobre o tema, o local, e o período investigados).
Nesse trabalho, o historiador conta com o auxílio de outros profissionais, como arqueólogos, geógrafos, antropólogos e restauradores.
ANTROPÓLOGOS: Profissionais que estudam as relações entre os membros de uma comunidade e sua cultura (religião, regras sociais, relacionamento familiar, etc).
RESTAURADORES: Profissionais que reconstituem documentos e objetos do passado danificados pela ação do tempo e do homem.
Documentos escritos
Há uma grande variedade de documentos escritos que o historiador pode pesquisar: inquéritos, processos criminais, leis, jornais, revistas, folhetins, cartas pessoais, cartões-postais, livros, inscrições em pedras, etc.
Documentos não escritos
O documento não escritos utilizados pelos historiadores em suas pesquisas podem ser agrupados em:
- Fontes materiais: objetos (utensílios, vestimentas, ferramentas, móveis, obras de arte, construções, etc.) produzidos pelas sociedades do passado.
- Fontes visuais: pinturas, fotografias, caricaturas, pichações, histórias em quadrinhos, anúncios publicitários, tatuagens e pinturas na pele, filmes e quaisquer outras imagens produzidas em diferentes épocas.
- Fontes orais: se o período estudado for recente, o historiador poderá entrevistar pessoas que vivenciaram o acontecimento e podem dar seu testemunho sobre o ocorrido. Nesse caso, dizemos que se trata de uma fonte oral.
- Fontes sonoras: gravações de músicas, depoimentos, programas de rádio, entre outros, encontrados em arquivos especializados ou em acervos pessoais.
- Fontes imateriais: manifestações culturais (festas, rituais, crenças, tradições) que trazem informações sobre a história de quem as pratica. Elas se modificam ao longo do tempo, mas sempre revelam o que os grupos que as pratica valorizam, celebram e não querem esquecer.
CONSTRUINDO RELATOS HISTÓRICOS
As informações que o historiador obtém em entrevistas, arquivos, museus, bibliotecas, conjuntos arquitetônicos e festas populares são registradas em suas notas de pesquisa. Com a ajuda de textos e livros já escritos sobre o assunto, ele organiza essas informações e, aos poucos, constrói a história de uma sociedade, de um lugar ou de um indivíduo. Assim ele vai montando o quebra-cabeça da história ou, como Sherlock Holmes, resolvendo o caso que se propôs a estudar. Ao final, constrói um relato histórico, no qual apresenta suas conclusões.
Esse relato, no entanto, não constrói o passado com absoluta exatidão. Trata-se de uma interpretação sobre o que aconteceu. Um outro historiador, ao analisar as mesmas informações, pode chegar a conclusões diferentes.
PORQUE ESTUDAR HISTÓRIA
Graças aos historiadores, podemos saber mais sobre como viveram os homens e as mulheres em outros tempos e espaços, o que mudou e o que permaneceu. Ao conhecer as experiências humanas no passado, podemos entender como foi que o mundo em que vivemos tornou-se o que é. Também podemos encontrar formas de atuar nele, a fim de preservar ou mudar aspectos de nossa realidade.
Me responda:
ResponderExcluirDefina o trabalho do historiador
Historiador é o profissional que estuda/pesquisa o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.
Excluirnossa obrigadoo
Excluirme ajudou muito
ResponderExcluirnão me ajudou em nada
ResponderExcluirq bosta
ResponderExcluirVlw Flw . Me ajudou muitooo
ResponderExcluirCara eu qro o resumo
ResponderExcluirO hostoriador utiliza mais jornal ou livro
ResponderExcluirMe ajudou muito. Obrigada
ResponderExcluirajuda e muito vlw
ResponderExcluirE oq e os objetos históricos utilizados pelo historiador ???????? Me responde por favo
ExcluirNão me ajudou em nada 😠
ResponderExcluirNão me ajudou em nada 😠
ResponderExcluirAjuda muito obrigada ☺
ResponderExcluirquem que chupar meu pau
ResponderExcluirAjuda muito muito mesmo obrigado muito muito mesmo
ResponderExcluirMe ajudou muito obrigada♥
ResponderExcluirBosta nem tem a resposta
ResponderExcluir