QUÍMICOS: FABRICANDO NOVAS SUBSTÂNCIAS
A Química é uma parte da ciência que estuda os materiais, suas propriedades e suas transformações. A transformação de substâncias acontece por meio de reações químicas.
A cozinha é um local onde podemos observar a ocorrência de algumas reações químicas. Um bom exemplo, é quando preparamos e assamos pães e bolos.
Quando algumas substâncias se transformam, formando substâncias diferentes das originais, dizemos que ocorreu uma reação química.
Uma maneira de saber se houve uma reação química é observar se, ao misturar duas ou mais substâncias, ocorrem algumas modificações como:
- mudança de cor
- mudança de cheiro
- mudança de temperatura
- desprendimento de gás
- turvação
PERFUMISTAS: OS PROFISSIONAIS DAS FRAGRÂNCIAS
O que faz um perfume ter cheiro agradável?
Por trás de um bom perfume existe o trabalho de pessoas que combinam diferentes matérias-primas e fragrâncias. Esses profissionais, os perfumistas, precisam ter conhecimentos científicos de química, física, farmácia e medicina para combinar substâncias e criar novos perfumes, que não ofereçam riscos á pele, além de possuir um ótimo olfato. Mas oque é olfato? O olfato é um de nossos sentidos. Percebemos o mundo por meio de cinco sentidos: a visão (olhos), a audição (ouvidos), o tato (pele), o paladar (língua) e o olfato (narinas). Ao sentirmos a fragrância de um perfume, veja o que acontece com o nosso corpo. Mas oque é olfato? O olfato é um de nossos sentidos. Percebemos o mundo por meio de cinco sentidos: a visão (olhos), a audição (ouvidos), o tato (pele), o paladar (língua) e o olfato (narinas). Ao sentirmos a fragrância de um perfume, veja o que acontece com o nosso corpo.
- Ao inspirarmos o perfume, com o ar, seu cheiro atravessa nossas narinas.
- O cheiro do perfume que é um vapor, chega ás células olfativas, que são os receptores de cheiro. De lá, a sensação do aroma do perfume é rapidamente transmitida á região do cérebro responsável pelo olfato. Se inspirarmos com mais força, uma maior quantidade de ar em vapor toca os receptores e percebemos melhor o cheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário