A maioria das pessoas visitam os zoológicos para passear, divertir-se e aprender mais sobre os animais. No entanto, desconhece sua importância: conservar as espécies de animais ameaçados de extinção.
Extinção é o desaparecimento completo de uma espécie animal ou vegetal da natureza. Quando o número de indivíduos de uma espécie diminui drasticamente ao longo dos anos, ela é considerada ameaçada de extinção.
Veterinários e biólogos que trabalham no zoológico realizam pesquisas sobre o comportamento dos animais, criam recintos que imitam seus ambientes naturais e cuidam de sua alimentação. Dessa forma há condições para que os animais se reproduzam. Depois, sendo possível, esses filhotes serão reintroduzidos na natureza, onde poderão crescer e gerar novos filhotes. Com o tempo, o número de indivíduos aumentará na natureza e esses animais poderão sair da lista de espécies ameaçadas de extinção, garantindo o futuro deles.
Os ambientes naturais não fornecem apenas alimentos para os animais. Esses ambientes são também locais para a construção de ninhos e para servir de abrigo e esconderijo contra predadores.
Com o desmatamento(retirada de árvores), o ambiente natural é modificado, podendo alterar profundamente a vida dos animais. Aqueles que não se adaptam a novas condições correram o risco de serem extintos.
CURIOSIDADES
Mico-leão-dourado |
Tucano |
Os tucanos alimentam-se de frutos, insetos e pequenos vertebrados. Quando se alimentam de frutos, os tucanos ajudam a espalhar pela mata as sementes, que são eliminadas junto com suas fezes. Essas sementes darão origem a novas plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário