domingo, 18 de dezembro de 2011

A CIDADE E SEUS PROBLEMAS

  Hoje, no Brasil, a maior parte da população mora em cidades, pois, entre outras coisas, elas oferecem serviços públicos, ou seja, aquila que é importante para a população viver com qualidade; água encanada, energia elétrica, coleta de lixo, iluminação, pavimentação, posto de saúde, escola, limpeza e conservação de ruas e praças. O conjunto desses serviços chama-se infraestrutura. O fato de as cidades serem procuradas como lugar de moradia faz com que elas recebam cada vez mais pessoas, o que provoca o crescimento populacional. E, quanto mais as cidades cresce, mais problemas ela enfrenta.
O GRANDE PROBLEMA: As cidades crescem sem planejamento urbanístico.


O LIXO E AS ENCHENTES


  As ruas são asfaltadas e a água da chuva, não tendo como penetrar no solo, escorre para os rios. Os rios que passam pelas cidades geralmente estão cheios de lixo, que foi jogado por indústrias e pelos próprios moradores; por isso eles transbordam, causando as enchentes. O bueiros também ficam entupidos pelo lixo, e a água da chuva, não tendo onde escoar, provoca o alagamento das ruas.

NO PASSADO ERA ASSIM


Praça do Correio, na cidade de São Paulo, em 1940




















A MORADIA NA CIDADE




  Observe as fotos.
Favela da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro
Bairro de São Conrado, na cidade do Rio de Janeiro
           









              
Em primeiro plano a favela da Rocinha, ao fundo o Bairro de São Conrado, na cidade do Rio de Janeiro
    Ao observar as três fotos deve ter notado algumas diferenças. Isso acontece porque para alugar ou comprar uma casa ou apartamento, o preço da moradia varia, dependendo do bairro. Quanto melhor a infraestrutura do lugar, mais elevado é o preço. Em áreas com menor infraestrutura, o preço é mais baixo.
   Assim, a cidade passa a ter bairros onde moram pessoas com melhores condições financeiras e pessoas com piores condições.
CONDIÇÃO FINANCEIRA: Situação de maior ou menor poder econômico de uma pessoa.
  Além disso, há, também, pessoas cuja situação financeira é tão precária que elas são obrigadas a alugar um quarto ou um barraco em uma favela.
PRECÁRIA: Insuficientes
  Ao observar a foto ''Em primeiro plano a favela da Rocinha, ao fundo o Bairro de São Conrado, na cidade do Rio de Janeiro'', é possível perceber que num mesmo bairro pode haver moradias de luxo ao lado de moradias precárias. Isso acontece principalmente em cidades grandes, como São Paulo ou Rio de Janeiro.
  Algumas pessoas não podem pagar nem mesmo uma moradia nas áreas mais baratas da cidade e, por isso, moram nas ruas. São os chamados moradores de rua. Eles ficam expostos á violência, ao frio e não têm um lugar para onde ir.

POR QUE FAVELA?


  Favela é o nome de uma árvore. Esse nome, porém, passou a ser usado para indicar moradias precárias quando os soldados, que haviam lutado numa batalha conhecida como Canudos, ao voltar para o Rio de Janeiro, instalaram-se com suas famílias num morro chamado Providência. Como lá havia grande quantidade da árvore favela, passaram a chamá-lo morro da Favela. Depois disso os locais que se assemelhavam a esse passaram a ser chamados de favelas.
  Nas favelas as ruas são bem estreitas e não há todos os serviços públicos, ou seja, quase não há infraestrutura. O risco de incêndios também é alto e há pouco policiamento, por isso, falta segurança aos moradores.
  Hoje em dia, quando chove muito, a população sofre com o desabamento dos morros, que soterram as casas e matam muitos de seus moradores.
SOTERRAM: Cobrir de terra. Enterrar.


O TRÂNSITO URBANO 


  Outro problema enfrentado pelos moradores das cidades é a grande quantidade de carros nas ruas, o que gera congestionamentos e poluição provocada pelos gases que saem do escapamento dos veículos.
  O comportamento de algumas pessoas que não costumam respeitar as regras básicas de trânsito é também um outro problema enfrentado pelos moradores da cidade.
  As regras de trânsito foram feitas para garantir que todos os veículos possam transitar com mais facilidade pelas ruas da cidade, sem se chocar, e para evitar que veículos que causam poluição circulem. Também servem para garantir que os pedestres tenham mais segurança ao se locomover pelas ruas.
  Na ano de 1998 foi criado um novo Código de Trânsito no Brasil. A intensão é punir os motoristas que se portam de forma inadequada no trânsito. Dependendo do comportamento do motorista, ele poderá até perder sua carteira de habilitação.
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO: Documento que autoriza o cidadão com mais de 18 anos a dirigir veículos como carro, moto, ônibus e caminhão.
  Os transportes públicos, por conduzirem muitas pessoas ao mesmo tempo, poderiam colaborar para a redução do número de carros nas ruas. Porém, na maior parte das cidades eles não são suficientes para atender a toda a população. Por isso, ficam superlotados e os passageiros enfrentam situações de grande desconforto e constrangimento.
  Existem diversos tipos de transporte coletivo: ônibus, metrô, trem, perua, barco, balsa, avião, carro. Cada cidade, de acordo com suas necessidades e suas condições físicas e financeiras, implanta meios de transporte coletivo que são colocados á disposição da população.


O metrô é um trem rápido que transporta
muitas pessoas ao mesmo tempo. Na foto,
a Estação Sé do metrô na cidade de São Paulo.























O ônibus é um importante meio de
transporte coletivo.

Porto de Manaus (AM). Em cidades como
Manaus, além de ônibus, as pessoas
utilizam-se também de barcos e balsas
como maio de locomoção.




























































    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário