sábado, 17 de dezembro de 2011

OS ANFÍBIOS E O MEIO AMBIENTE

REPRODUÇÃO DOS ANFÍBIOS


  Em noites quentes, em brejos, lagoas ou riachos, podem-se ouvir sapos machos coaxando para atrair as fêmeas. Depois de ouvir o canto, a fêmea se aproxima do macho para o acasalamento.
  Os ovos formados desenvolvem-se dentro de água doce ou em ambientes terrestres úmidos (margem de represas, debaixo de pedras, em poças de água parada na borda das matas).
  Os ovos ficam protegidos por uma camada gelatinosa que os prende as plantas, pedras ou folhas, ou ficam dentro de uma espuma.
Ovos de anfíbios
  Depois de saírem dos ovos, os girinos (filhotes de sapos, rãs e pererecas) passam por grandes transformações em um processo chamado metamorfose. Os girinos assemelham-se aos peixes, porque respiram como eles e vivem na água. Nessa fase, eles não se parecem nem um pouco com o anfíbio adulto.

  OS ANFÍBIOS  E SEU AMBIENTE

Sapo coaxando
  Os anfíbios tem a pele fina e úmida e se reproduzem em ambientes aquáticos ou terrestres úmidos. Por causa disso, são um dos primeiros a sentir os efeitos poluição. São considerados, então animais indicadores da qualidade ambiental. Assim , se o número de anfíbios estiver diminuindo em uma determinada área isso pode ser um sinal de poluição ambiental.
  Os anfíbios adaptam-se bem á vida em ambientes terrestres úmidos, como as florestas tropicais e locais próximos a fonte de água doce (rios, brejos, lagoas e riachos). Esses ambientes fornecem-lhes água, abrigo e alimento, permitindo sua sobrevivência.
  Nesses locais há uma grande diversidade de espécies animais, entre elas, os predadores dos anfíbios, como aves, peixes, cobras, lagartos, e alguns mamíferos (macacos, cachorros-do-mato e jaguatiricas).

  NÃO POSSUINDO UNHAS, ESCAMAS OU GARRAS COMO OS ANFÍBIOS SE DEFENDEM DE TANTOS INIMIGOS (PREDADORES)?

  Sapos, rãs e pererecas utilizam, entre outras estratégias de defesa, a camuflagem. Imitando o ambiente em que vivem, conseguem se confundir com ele, tornando-se pouco visíveis aos seus predadores.
  Por outro lado, muitas espécies de anfíbios são coloridas, ficando bem visíveis em seu ambiente, tornando-se presas fáceis. Mas, para compensar essa desvantagem, a pele desses animais possui substâncias de gosto desagradável ou substâncias tóxicas capazes de matar aquele que se aventurar a comê-los. 
  Alguns predadores percebem que esses animais coloridos não são uma boa refeição e nem chegam a gastar energia para capturá-los.
  Outra estratégia de sobrevivência de alguns anfíbios é a presença de glândulas de veneno localizadas atrás dos olhos.
  O veneno só é eliminado quando essas glândulas de veneno são comprimidas (apertadas) durante o ataque de um predador. Uma cobra, por exemplo, ao abocanhar um sapo com tal característica, sente o gosto ruim do veneno e rejeita essa presa, facilitando a sua fuga.


VOCÊ SABIA?


O sapo pulga é encontrado na Mata Atlântica, em locais úmidos. Alimenta-se de pequenos animais invertebrados como aranhas, formigas e besouros. É um sapo pequeno, que cabe em cima de uma unha do ser humano. Seu tempo de vida é desconhecido.































Nenhum comentário:

Postar um comentário