sábado, 10 de dezembro de 2011

A ZONA RURAL - O CAMPO

  A zona rural, também chamada de campo, é formada por paisagens onde predominam campos, serras, rios e matas. Essas paisagens podem ser de dois tipos: Naturais e Modificadas.
  As paisagens naturais são aquelas que não foram modificadas pelos seres humanos. O campo, antes de ser ocupado pelas pessoas, é uma paisagem natural.
  Quando as atividades humanas transformam as paisagens naturais em campos de cultivo, áreas de criação de animais e até cidades, elas se tornam paisagens modificadas.
Paisagem Natural
Paisagem Modificada

  A riqueza das paisagens naturais esta na imensa variedades de seres vivos que as habitam, tais como plantas, animais e frutos.
  Os animais e os vegetais dependem um dos outros para sobreviver - até porque uns servem de alimentos para os outros. Existe assim um equilíbrio, criado espontaneamente, que os cientistas chamam de equilíbrio ecológico.
  Quando os homens invadem uma área virgem, cortando árvores , queimando a vegetação, abatendo animais, eles provocam um desequilíbrio. Muitos pássaros e outros animais desaparecem, porque não tem mais como se alimentar. A vegetação que resta também morre, atacada por novos insetos que surgem.
  Alguns grupos de pessoas extraem diretamente dessas paisagens oque necessitam para viver: Alimentos, remédios e material de construção para suas moradias.
  Outros comercializam os produtos extraídos das matas, ou seja, vendem borracha, castanha-do-pará, guaraná, açaí, óleos e resinas para a fabricação de cosméticos, remédios, sucos e perfumes. Essa forma de relacionar com a paisagem natural chama-se extrativismo.
  Quando a atividade extrativista não retira da natureza mais do que ela pode repor, o meio ambiente é preservado e sofre poucas modificações. Porém, quando é feita sem os devidos cuidados, prejudica o meio ambiente.     
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário