quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TIRAM AS ÁRVORES... DESAPARECEM OS BICHOS

GARANTINDO O FUTURO DAS ESPÉCIES

  A maioria das pessoas visitam os zoológicos para passear, divertir-se e aprender mais sobre os animais. No entanto, desconhece sua importância: conservar as espécies de animais ameaçados de extinção.
  Extinção é o desaparecimento completo de uma espécie animal ou vegetal da natureza. Quando o número de indivíduos de uma espécie diminui drasticamente ao longo dos anos, ela é considerada ameaçada de extinção.
  Veterinários e biólogos que trabalham no zoológico realizam pesquisas sobre o comportamento dos animais, criam recintos que imitam seus ambientes naturais e cuidam de sua alimentação. Dessa forma há condições para que os animais se reproduzam. Depois, sendo possível, esses filhotes serão reintroduzidos na natureza, onde poderão crescer e gerar novos filhotes. Com o tempo, o número de indivíduos aumentará na natureza e esses animais poderão sair da lista de espécies ameaçadas de extinção, garantindo o futuro deles.
  Os ambientes naturais não fornecem apenas alimentos para os animais. Esses ambientes são também locais para a construção de ninhos e para servir de abrigo e esconderijo contra predadores.
  Com o desmatamento(retirada de árvores), o ambiente natural é modificado, podendo alterar profundamente a vida dos animais. Aqueles que não se adaptam a novas condições correram o risco de serem extintos.

CURIOSIDADES


Mico-leão-dourado
mico-leão-dourado é conhecido popularmente como sagui. Essa espécie pode ser classificada como onívora(alimenta-se de frutas, vegetais e pequenos vertebrados, como os anfíbios). Um comportamento comum ás espécies de micos-leões é o uso de buracos, no tronco das árvores, como abrigo, especialmente como dormitório.




Tucano
  Os tucanos chamam atenção pela aparência robusta de seu bico grande, o qual, na verdade, é extremamente leve e incapaz de escavar madeira dura. Por isso os tucanos fazem seus ninho em buracos que aparecem naturalmente nas árvores ou que foram feitos por pica-paus.
  Os tucanos alimentam-se de frutos, insetos e pequenos vertebrados. Quando se alimentam de frutos, os tucanos ajudam a espalhar pela mata as sementes, que são eliminadas junto com suas fezes. Essas sementes darão origem a novas plantas.       
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário