segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TESOUROS DA NATUREZA

  Além de manter a boa qualidade do ar, as áreas preservadas fornecem matéria-prima para a elaboração de muitos produtos. Algumas empresas possuem áreas naturais demarcadas e protegidas de onde retiram sementes, óleos, cascas de árvores, para a fabricação de produtos, tais como cosméticos, xampus, condicionadores, sabonetes, perfumes, cremes hidratantes, óleos para o corpo e para perfumar o ambiente.

QUÍMICOS: FABRICANDO NOVAS SUBSTÂNCIAS


  A Química é uma parte da ciência que estuda os materiais, suas propriedades e suas transformações. A transformação de substâncias acontece por meio de reações químicas.
  A cozinha é um local onde podemos observar a ocorrência de algumas reações químicas. Um bom exemplo, é quando preparamos e assamos pães e bolos.
  Quando algumas substâncias se transformam, formando substâncias diferentes das originais, dizemos que ocorreu uma reação química.
  Uma maneira de saber se houve uma reação química é observar se, ao misturar duas ou mais substâncias, ocorrem algumas modificações como:

  • mudança de cor
  • mudança de cheiro 
  • mudança de temperatura
  • desprendimento de gás
  • turvação
PERFUMISTAS: OS PROFISSIONAIS DAS FRAGRÂNCIAS

  O que faz um perfume ter cheiro agradável?

  Por trás de um bom perfume existe o trabalho de pessoas que combinam diferentes matérias-primas e fragrâncias. Esses profissionais, os perfumistas, precisam ter conhecimentos científicos de química, física, farmácia e medicina para combinar substâncias e criar novos perfumes, que não ofereçam riscos á pele, além de possuir um ótimo olfato.  Mas oque é olfato? O olfato é um de nossos sentidos. Percebemos o mundo por meio de cinco sentidos: a visão (olhos), a audição (ouvidos), o tato (pele), o paladar (língua) e o olfato (narinas).  Ao sentirmos a fragrância de um perfume, veja o que acontece com o nosso corpo.  Mas oque é olfato? O olfato é um de nossos sentidos. Percebemos o mundo por meio de cinco sentidos: a visão (olhos), a audição (ouvidos), o tato (pele), o paladar (língua) e o olfato (narinas).  Ao sentirmos a fragrância de um perfume, veja o que acontece com o nosso corpo.
  1. Ao inspirarmos o perfume, com o ar, seu cheiro atravessa nossas narinas.
  1. O cheiro do perfume que é um vapor, chega ás células olfativas, que são os receptores de cheiro. De lá, a sensação do aroma do perfume é rapidamente transmitida á região do cérebro responsável pelo olfato. Se inspirarmos com mais força, uma maior quantidade de ar em vapor toca os receptores e percebemos melhor o cheiro.    
  Os perfumistas precisam desenvolver uma ''memória olfativa'' ou ''memória de cheiros'', já que existem mais de dois mil tipos matérias-primas para se fazer perfumes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário