sábado, 24 de dezembro de 2011

O TRABALHO DO HISTORIADOR

Documentos ou fontes históricas
  Para saber como viviam os antigos egípcios e outros povos do passado, contamos com o trabalho dos historiadores. Graças a eles, podemos saber de que modo homens e mulheres se organizavam antigamente: seu modo de pensar, as explicações que criavam, as obras que construíam, como se vestiam, quais eram suas diversões, etc. Ao desvendar o passado, os historiadores nos auxiliam a entender como as sociedades em que vivemos se tornaram o que são hoje, e seus variados aspectos.
  Do mesmo modo que os arqueólogos, os historiadores pesquisam, organizam e interpretam vestígios deixados pelas sociedades do passado. Registros escritos, como jornais, cartas, códigos de leis, inquéritos policiais, livros, diários e inscrições (textos gravados em pedra ou cerâmica), são as principais pistas usadas em seu trabalho. No entanto, não são as únicas. Utensílios domésticos, obras de arte, fotografias, roupas, relatos orais e construções também são utilizados, pois contêm, informações importantes sobre a época ou a sociedade em que foram produzidos. Esses materiais são chamados de documentos ou fontes históricas.
  Em suas investigações, o historiador age como um detetive: primeiro, reúne as fontes que encontra, montando com elas uma espécie de quebra-cabeça. Depois, conclui seu trabalho produzindo um relato histórico.

COLETANDO DEPOIMENTOS E PESQUISANDO EM ARQUIVOS, CIDADES E FESTAS

  Antes de começar o seu trabalho, o historiador tem de estabelecer limites para sua pesquisa, definindo o tema, o período e o local que estudará. Esse procedimento é necessário porque não é possível estudar toda a história da humanidade de uma só vez.
  Em seguida, o historiador começa a procurar as fontes para sua pesquisa (ou seja, os documentos escritos e não escritos que contêm informações importantes sobre o tema, o local, e o período investigados).
  Nesse trabalho, o historiador conta com o auxílio de outros profissionais, como arqueólogos, geógrafos, antropólogos e restauradores.
ANTROPÓLOGOS: Profissionais que estudam as relações entre os membros de uma comunidade e sua cultura (religião, regras sociais, relacionamento familiar, etc).
RESTAURADORES: Profissionais que reconstituem documentos e objetos do passado danificados pela ação do tempo e do homem.
  
Documentos escritos

  Há uma grande variedade de documentos escritos que o historiador pode pesquisar: inquéritos, processos criminais, leis, jornais, revistas, folhetins, cartas pessoais, cartões-postais, livros, inscrições em pedras, etc.

Documentos não escritos

  O documento não escritos utilizados pelos historiadores em suas pesquisas podem ser agrupados em:

  • Fontes materiais: objetos (utensílios, vestimentas, ferramentas, móveis, obras de arte, construções, etc.) produzidos pelas sociedades do passado.
  • Fontes visuais: pinturas, fotografias, caricaturas, pichações, histórias em quadrinhos, anúncios publicitários, tatuagens e pinturas na pele, filmes e quaisquer outras imagens produzidas em diferentes épocas.
  • Fontes orais: se o período estudado for recente, o historiador poderá entrevistar pessoas que vivenciaram o acontecimento e podem dar seu testemunho sobre o ocorrido. Nesse caso, dizemos que se trata de uma fonte oral.
  • Fontes sonoras: gravações de músicas, depoimentos, programas de rádio, entre outros, encontrados em arquivos especializados ou em acervos pessoais.
  • Fontes imateriais: manifestações culturais (festas, rituais, crenças, tradições) que trazem informações sobre a história de quem as pratica. Elas se modificam ao longo do tempo, mas sempre revelam o que os grupos que as pratica valorizam, celebram e não querem esquecer.
CONSTRUINDO RELATOS HISTÓRICOS

  As informações que o historiador obtém em entrevistas, arquivos, museus, bibliotecas, conjuntos arquitetônicos e festas populares são registradas em suas notas de pesquisa. Com a ajuda de textos e livros já escritos sobre o assunto, ele organiza essas informações e, aos poucos, constrói a história de uma sociedade, de um lugar ou de um indivíduo. Assim ele vai montando o quebra-cabeça da história ou, como Sherlock Holmes, resolvendo o caso que se propôs a estudar. Ao final, constrói um relato histórico, no qual apresenta suas conclusões.
  Esse relato, no entanto, não constrói o passado com absoluta exatidão. Trata-se de uma interpretação sobre o que aconteceu. Um outro historiador, ao analisar as mesmas informações, pode chegar a conclusões diferentes.

PORQUE ESTUDAR HISTÓRIA

  Graças aos historiadores, podemos saber mais sobre como viveram os homens e as mulheres em outros tempos e espaços, o que mudou e o que permaneceu. Ao conhecer as experiências humanas no passado, podemos entender como foi que o mundo em que vivemos tornou-se o que é. Também podemos encontrar formas de atuar nele, a fim de preservar ou mudar aspectos de nossa realidade.  



19 comentários:

  1. Me responda:

    Defina o trabalho do historiador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Historiador é o profissional que estuda/pesquisa o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

      Excluir
  2. Vlw Flw . Me ajudou muitooo

    ResponderExcluir
  3. O hostoriador utiliza mais jornal ou livro

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. E oq e os objetos históricos utilizados pelo historiador ???????? Me responde por favo

      Excluir
  5. quem que chupar meu pau

    ResponderExcluir
  6. Ajuda muito muito mesmo obrigado muito muito mesmo

    ResponderExcluir