domingo, 11 de dezembro de 2011

OS PROBLEMAS DO CAMPO

  As áreas rurais são muito importantes para um país, pois seus produtos abastecem as populações do campo e das cidades. Nessas áreas, porém, existem muitos problemas causados pelo mau uso da terra.
  Vários motivos levam as pessoas a destruir a vegetação por meio de queimadas, corte de árvores com serras elétricas e outros métodos.
  A queimada é uma forma de ''limpar'' um tereno para fazer a agricultura ou as pastagens. O problema é que, com as queimadas, muitas espécies de insetos e aves desaparecem. Os poucos animais que sobrevivem, sem a vegetação natural, também correm risco de morrer, porque não terão como conseguir abrigo e alimentos.

  O corte das árvores para a comercialização da madeira é um outro motivo da destruição das áreas naturais. Essa madeira é usada para a produção, entre outras coisas, de móveis, portas e janelas para serem vendidos no Brasil ou no exterior.
  Árvores também são derrubadas para se fazer o carvão vegetal, que é usado em pequenas indústrias, principalmente em Minas Gerais e no Maranhão. Esse carvão é igual aquele usado nas churrasqueiras.
  Um dos grandes problemas, causados pelas queimadas e pela derrubada de árvores, é a erosão, ou seja, o desgaste do solo pela ação da água e dos ventos.
  A erosão ocorre quando a vegetação é retirada e o solo fica exposto as chuvas, ao sol e ao vento. Ao chover, a enxurrada leva a terra para dentro de rios e represas. Com a terra, são levados os nutrientes que a planta necessita para crescer saudável, tornando o solo pobre, ou seja, improdutivo.

A POLUIÇÃO QUÍMICA

  A poluição química é também um dos graves problemas que atingem o campo.
  Os agricultores usam produtos como fertilizantes e agrotóxicos na lavoura e no pasto.
  Esses produtos, se foram utilizados em quantidade errada, podem causar sérios problemas, pois contaminam as pessoas que trabalham no campo, o solo, as águas e os alimentos.
  Os produtos que foram pulverizados nas plantas ou no solo são levados pelas enxurradas para dentro dos rios, córregos e lagos, matando peixes e contaminando a água que será usada pela população, pelo gado e por outros animais.

OS PROBLEMAS SOCIAIS DO CAMPO

  No Brasil, alguns proprietários de terra possuem fazendas muito grandes, onde cultivam vários produtos. Essas são terras bem produtivas, que geram empregos e dinheiro para o país.
  Mas há grandes proprietários rurais que nada produzem e também não permitem que alguns trabalhadores cultivem a terra.
  Muitos desses trabalhadores sem terra buscam áreas para plantar ou um trabalho em fazendas. Quase sempre não obtém sucesso. Mesmo quando conseguem trabalho, muitas vezes passam por situações bem difíceis.
      

29 comentários:

  1. adorei me salvou no trabalho de geo
    brigado <3 <3 <3 ]

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. me ajudou pra caramba vlw <3 em geo

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito !! Obrigada pelo tempo disponibilizado para nos ajudar !!

    ResponderExcluir
  5. me ajudou bastante obrigada quem fez esse assunto sobre isso vlw <3

    ResponderExcluir
  6. ME AJUDOU BASTANTE! TIREI NOTA BOA NA MINHA PESQUISA DE GEO! :)

    ResponderExcluir
  7. Bom demais bem resumido

    ResponderExcluir
  8. Obrigada ajudou mt para o meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
  9. 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

    ResponderExcluir
  10. Trabalho sobre problemas sociais do campo da zona Rural

    ResponderExcluir
  11. Vc não ajudou não estou achando nada me ajudemmmmmmmmmmmm por favor

    ResponderExcluir
  12. Por favor,Se não puder ajudar,tudo bem

    ResponderExcluir
  13. me ajudou muito no meu trabalho de geo

    ResponderExcluir